Agende sua consulta

DICAS

O cuidado com o sorriso desde cedo


Criança tem que brincar e sorrir muito! Para isso precisa estar saudável, mas cuidar da saúde não significa apenas comer saudavelmente: o cuidado deve ser também com o sorriso. Afinal, uma boca saudável se reflete em um sorriso bonito e esse cuidado quer dizer que você evitará diversos problemas no futuro. Aqui entra a questão do uso de tratamento ortodôntico infantil, que quanto mais cedo for usado, melhor.

Pensado nisso, nessa Semana das Crianças na Odontocop vamos esclarecer diversas dúvidas sobre o uso de aparelho.

Será que seu filho precisar usar aparelho ortodôntico?

Apenas um profissional especializado poderá dizer se é necessário ou não. Confira as principais indicações para o uso do aparelho ortodôntico:

Atenuar ou corrigir problemas como mordida cruzada ou a projeção do maxilar para frente;

Preservar os espaços necessários para orientar o crescimento dos dentes permanentes;

Corrigir a postura da língua, já que algumas crianças empurram os dentes com ela;

Corrigir hábitos de sucção e deglutição;

Reduzir a probabilidade de dentes impactados.

Por que começar o tratamento ainda na infância?

Usar o aparelho dental ainda na infância traz a vantagem de aproveitar o período em que a mandíbula e o maxilar ainda estão se desenvolvendo. Se os problemas na dentição não forem resolvidos, poderão comprometer a saúde, o desenvolvimento e o posicionamento dos dentes permanentes.

O uso de aparelho exige um cuidado redobrado no quesito higienização. Nessa tarefa é importante auxiliar o seu filho e acompanhar tudo de perto. As consultas regulares para a manutenção são indispensáveis, além disso, deve-se ficar atento ao consumo de alimentos que podem prejudicar o aparelho fixo, causando o risco de quebrar, como balas de caramelo, pipoca e amendoim.

Embora o uso de aparelho ortodôntico seja desconfortável, podendo causar machucados e aftas, é possível prevenir com o uso de ceras ortodônticas ou tratar com algumas pomadas.

Aproveite a Semana das Crianças e traga seu filho para sorrir com a Odontocop! Venha conversar com profissionais especializados e tirar todas as suas dúvidas.