Extração de siso

Existem muitas dúvidas quanto à extração dos dentes do siso, como: fazer um raio-X para identificar quando esse procedimento é necessário, quais os cuidados para ocorrer um procedimento cirúrgico correto e a pós-operação. Vamos esclarecer tudo para você!

A cirurgia para extração dos sisos é feita quando esses dentes não nascem adequadamente, causando dor e desconforto. Alguns fatores para que o procedimento deva ser feito:

- Pressão nos outros dentes, que pode prejudicá-los ou causar desalinhamento;

- Alterações na normalidade da mordida e da fala;

- Dentes inclusos: quando não conseguem nascer pela falta de espaço ou má posição dentro dos maxilares;

- Sisos tomados por infecção recorrente, como cárie ou doença periodontal de tratamento complicado;

- Dor na mandíbula e ouvidos (quando outras possíveis causas já foram investigadas).

Se o seu dentista informar que chegou o momento de extração dos sisos, não se preocupe. É uma cirurgia simples, realizada com anestesia. Com alguns cuidados você poderá evitar complicações e terá uma boa recuperação. Não se esqueça do preparo para a cirurgia: no dia, faça uma alimentação leve e tome todos os medicamentos prescritos; além disso, informe ao seu dentista o seu histórico de saúde. Confira agora o que deve ser feito no pós-operatório:

- É normal ter inchaço. Para isso, aplique nas primeiras três horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos aproximadamente. Após o primeiro dia, troque para compressas quentes, de 20 em 20 minutos;

- Pode haver dificuldade para abrir e fechar a boca, mas melhora conforme a cicatrização acontece;

- Faça a higienização com cuidado, seguindo as recomendações do seu dentista;

- Atenção com a alimentação: é recomendada uma dieta mais líquida e pastosa, mas que seja nutritiva, como sucos naturais e sopas. Evite alimentos quentes, pois podem prejudicar a cicatrização.

Esses são apenas alguns cuidados que você deve ter, lembrando que é fundamental seguir todas as orientações do seu dentista. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas! Apenas um profissional especializado poderá informar a necessidade dessa cirurgia e realizar o procedimento.

Aproveite a Semana da Extração do Siso na Odontocop e venha saber mais! Contamos com equipamentos de máxima qualidade e estrutura completa para cuidar do seu sorriso com excelência.